ILANA BESSLER

Habitado é um projeto multimídia. Seu formato extrapola o de uma exposição convencional de fotografia, trazendo indícios de todo o processo criativo e de pesquisa.

A partir da demarcação de um raio espacial na região central de São Paulo, Ilana se propôs fotografar o interior das casas e a vivência de seus moradores. Explicita objetos carregados de personalidade e história, reveladores de identidade, bem como pequenas ações cotidianas. As imagens buscam a banalidade estética. A cena que não representa nenhuma ocasião comemorativa, o ambiente desarrumado, o oposto do preparado, do icônico, do memorável. Um canto da casa, uma ação corriqueira, objetos, rastros, índices que trazem a dimensão vivida do cotidiano.

O projeto levanta questões como a relevância da autoria, a apropriação de imagem e a criação em rede. Habitado não teve um início preciso e provavelmente não terá um fim demarcado. A continuidade e a falta de fronteiras acentua seu carácter investigativo intrínseco ao processo criativo e convida a participação.

www.instagram.com/habitado.projeto/