ILANA BESSLER

URBAN SPACE

Essa série de fotos, feitas em célebres atrações e pontos turísticos ao redor do mundo, foi iniciada em 1999. Na contramão do cartão postal, Ilana evita referências icônicas. O interesse recai na circulação das pessoas pelo espaço urbano, no modo como ele é experimentado pelos sujeitos. Urban Space compõe também um mapa autobiográfico das cidades que a artista visitou.

Desse trabalho autoral desdobrou-se, em 2006, o projeto colaborativo Urbanspace Photo, gerado pela constatação de que o mapeamento da movimentação no espaço urbano poderia ser ampliado, não se limitando às imagens produzidas exclusivamente pela autora. Em parceria com o grupo alemão Wooloo, foi lançada uma convocatória para artistas que também desenvolviam uma produção focada na formação estética dos grandes centros urbanos.

Foram mostrados 250 artistas de mais de 23 países. Exibições aconteceram em festivais e espaços culturais como o Oi Futuro -RJ; New Life Shop Gallery - Berlin; Eslovênia - Fotopu; ECCO - Brasília, durante o FotoArte; Encuentros Abiertos em Buenos Ares; Paraty em Foco; CSV - NY.

Distribuido com agilidade no formato de projeção multimídia, Urbanspace Photo foi precursor ao se valer da internet como plataforma em todo o processo, da convocatória à exibição.

Ink jet on cotton paper, 20 x 30 inches